O Projeto

Uma obra de arte arquitetónica assinada pelo Atelier RPBW

Vencedor de um prémio Pritzker, Renzo Piano é um dos mais aclamados arquitetos da atualidade, com uma obra de referência em todo o mundo. Inspirado pelo rio, pela história e pela beleza de Lisboa, o Prata Riverside Village, o seu único projeto em Portugal, marca já, de forma incontornável, o skyline da cidade.

Prata Riverside Village

Conheça mais sobre o projeto

Entrevista a Renzo Piano
Entrevista a Renzo Piano
Breathe a New Way Of Living
Breathe a New Way Of Living
Explore

Portfolio RPBW

  • Centre Georges Pompidou

    Um ícone arquitetónico de Paris, o Centro Nacional de Arte e Cultura Georges-Pompidou é uma vasta estrutura multidisciplinar, fábrica de cultura que preserva e exibe as mais importantes coleções de arte moderna.

    © Ph: Denancé, Michel

  • New York Times

    No coração de Nova Iorque, reside uma das maiores obras deste arquiteto: a sede do New York Times. Privilegiando várias soluções de sustentabilidade e de valorização da luz natural, é já considerado como uma das grandes referências de Manhattan.

    © Ph: Denancé, Michel

  • The Shard

    Também da autoria da RPBW, The Shard – a maior construção da Europa – tem uma forma piramidal irregular com 72 andares habitáveis. Além de uma galeria outdoor, a silhueta inconfudível deste arranha-céus conta ainda com um magnífico terraço panorâmico com vista sobre Southwark.

    © Ph: Martin, Chris

  • Tribunal de Paris

    Inaugurada em 2018, a sede do Supremo Tribunal de Paris está localizada ao lado de Porte de Clichy. Com 38 andares e 120.000 m2 de área, este novo edifício-estrela da cidade de Paris nasceu com o intuito de juntar todos os serviços da Justiça parisiense num único complexo.

    © Ph: Laurent, Maxime

  • Jean-Marie Tjibaou

    O centro cultural Jean-Marie Tjibaou, situado na Nova Caledónia e batizado em honra de um antigo líder político assassinado em 1989, é uma verdadeira celebração - em forma de arquitetura - da cultura local, Kanak, do sudoeste do Pacífico.

    © Ph: Pantz, Pierre Alain

  • RPBW Atelier

    Trabalhar numa encosta em cima do mar, em Punta Nave, é o segredo dos arquitetos da RPBW. No litoral de Génova, encontra-se em dos Ateliers de Renzo Piano - a par dos de Paris e Nova Iorque - onde a magia e as grandes ideias acontecem.

    © Ph: Fregoso & Basalto

Área de Intervenção

Área de Intervenção

PRATA RIVERSIDE VILLAGE

Timeline do Projeto

  1. O primeiro lote

    Como tudo começou

    Concluído em meados de 2018, coube ao Lote 8 o privilégio de ser o primeiro dos 12 lotes do Prata Riverside Village. Totalmente habitado logo no início de 2019, marca já, de forma incontornável, o skyline de lisboa, vista do Tejo.

  2. Lote 7

    Arranca a construção do segundo lote

    O Lote 7, mesmo a seu lado, foi iniciado pouco depois e estará pronto a habitar já no Verão de 2020. Juntos, são uma antevisão sedutora da inconfundível elegância das linhas icónicas do Prata, desenhadas pela Renzo Piano Building Workshop.

  3. Prata ConceptStore

    Agora pode visitar-nos em pessoa

    A Prata ConceptStore foi inaugurada em Abril de 2019, marcando o início de uma nova fase na vida do projeto. O espaço ideal para mostrar ao público toda a sofisticação dos ambientes e a qualidade dos materiais e equipamentos instalados no Prata Riverside Village, o nosso Stand de Vendas vale, só por si, uma visita ao local.

    Venha conhecê-lo! Aberto todos os dias, das 10h às 19h. Saiba como chegar até nós, aqui.

  4. Parque Ribeirinho do Oriente

    Arranca a requalificação

    Arranca a requalificação do Parque Ribeirinho do Oriente, o mais recente - e agradável - jardim da cidade, que vai ajudar a transformar, para sempre, a zona oriental de Lisboa, ligando o Prata Riverside Village ao Parque das Nações.

  5. Parque Ribeirinho Oriente

    Inauguração

    O novo Parque Ribeirinho Oriente, uma antiga faixa industrial que se prolonga por 600 metros à beira do Tejo, a partir da Doca do Poço do Bispo, já é uma realidade, tendo sido inaugurado oficialmente no passado dia 7 de Fevereiro pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e pelo vereador da Estrutura Verde, Ambiente e Energia, José Sá Fernandes. Num passeio pelo novo parque, com cerca de quatro hectares, Fernando Medina salientou a “devolução que é feita à cidade, aos cidadãos, aos lisboetas” de “um espaço absolutamente extraordinário”, num ano em que Lisboa é Capital Verde da Europa.
    Este novo espaço verde conta, para além dos espaços ajardinados com espécies autóctones, com ciclovias, corredores para correr ou circular e parques infantis. Foram também construídos equipamentos de apoio, como casas de banho e um espaço para bicicletas, duas cafetarias e uma biblioteca ou espaço de troca de livros, em antigos contentores marítimos adaptados.
    Esta é a primeira fase do empreendimento. Na segunda, serão mais quatro hectares a partir do Loteamento da Matinha até ao Parque das Nações. O município prevê que o prolongamento esteja concluído dentro de dois anos.

  6. Segunda Fase

    Arranca a construção dos últimos edifícios

    Os dois últimos edifícios da segunda fase do prata Riverside Village representam 172 apartamentos, que se somam aos 107 já iniciados, e que se preveem concluídos em 2021. Recorde-se que já este ano, a Primeira Fase ficará concluída, com 40 apartamentos prontos para habitar a acrescer aos 28 já comercializados e habitados. Estes edifícios oferecem apartamentos com diferentes tipologias, que vão desde o T0 ao T4, e vários espaços comerciais, os primeiros dos quais com abertura prevista já para este ano. De destacar que todos os apartamentos têm espaços exteriores privados, como solarengas varandas e terraços, enquanto que todos os edifícios albergam um jardim privado, reservado aos seus habitantes. Apesar da pandemia do Covid-19, que em poucas semanas mudou o mundo, incluindo o do mercado imobiliário, a VIC Properties continua a desenvolver a sua atividade em pleno, quer ao nível do trabalho de construção, quer na vertente comercial. Em termos de vendas, no Lote 7 estas superam já os 70%, enquanto que no Lote 1 estão acima dos 50 por cento. Desde o início do projeto do Prata Riverside Village que a VIC Properties assumiu que a sua intenção não passa por construir meros empreendimentos de betão, mas sim por projetar e desenvolver áreas residenciais desde a raiz, criando produtos de alta qualidade, integrados em comunidades vivas, servidas por comércio, serviços, equipamentos culturais e áreas verdes.

Sinta a luz

Sinta a luz

Venha descobrir o melhor nascer e pôr-do-sol da cidade. Os terraços, as varandas e os grandes vãos de vidro do Prata foram concebidos para usufruir do sol de Lisboa e banhar de luz natural cada metro quadrado do seu apartamento.

Sinta o design

Sinta o design

Uma obra de arte por dentro e por fora. No Prata, a paixão pelo design transcende a arquitetura e reflete-se no máximo cuidado na seleção de equipamento e materiais. Forma, função e robustez, em perfeita harmonia.

Sinta-se bem

Sinta-se bem

Num apartamento Prata, a qualidade de vida é a prioridade absoluta. Dos T0 de entrada aos T4 de topo, todos partilham da mesma visão: isolamento térmico, conforto acústico, acabamento excepcional garantido. Pequenos-grandes detalhes que fazem toda a diferença.